terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Boa Notícia!

Olá!!

Então, após o "desabafo" no meu último post, na minha chegada ao Brasil (que ve pensa que fui a uma viagem super chique ao exterior kkkk, mas que foi ótima, isso foi!!) na segunda-feira, ao consultar o resultado da assembléia do consórcio que foi realizada na mesma data, verifiquei que enfim fomos contemplados!

Agora as 2 cotas estão contempladas, então primeiro temos que efetuar o pagamento do valor residual do lance (utilizamos lance embutido+FGTS+recursos próprios) e iniciar o procedimento para liberação do valor para iniciarmos a obra. Oba! Todo esse processo ainda deve levar + de 1 mes, mas já me deixa + animadinha! :)

- o 1º passo após pagamento do lance será a Avaliação de Crédito, enviaremos os formulários de informações cadastrais, cópias do RG, CPF, certidão de nascimento (eu perdi a minha e terei que tirar uma 2º via), comprovante de residencia, cópia da carteira de trabalho e do último contra cheque. O prazo de análise é de 3 dias úteis;

- Após a análise da 1º etapa e ok do consórcio, o 2º passo será a Análise da Garantia, como no nosso caso vamos construir em terreno próprio teremos que enviar o Título de propriedade do terreno e todas as certidões pertinentes do terreno, nossas e dos proprietários anteriores (no nosso caso é uma incorporadora), esse passo com certeza me dará trabalho, já que estou em férias e decidi por ter um pouco de conhecimento nesta área (por ser bancária) ir atras das certidões durante essa semana e a próxima. Além disto, teremos que enviar o cronograma fisico - financeiro, memorial descritivo, alvará da prefeitura,CREA do responsável, projeto e planta aprovados. O prazo de análise dessa documentação é de 7 dias úteis;


- Aí é que o bicho vai pegar, pois após a análise teremos que solicitar o resgate dos FGTS para pagamento do lance e eu não tenho idéia de como fazer isso, pois o consórcio diz que é com a Caixa que teremos informações e a Caixa por sua vez diz que é com o consórcio... e pra ajudar o agente indicado pelo consórcio não faz liberação de FGTS para construção. É mole????

Alguém tem alguma idéia de como faz essa liberação, qual a documentação necessária???

Beijos!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Voltando aos poucos...

Olá!!! Tudo bem com vcs?

Sumi exageradamente nao é verdade?
O que acontece é que nem começamos a construir ainda, as coisas foram se arrastando e fiquei meio sem assunto, acho até que comecei cedo demais com o blog.

Nao sei se vcs lembram, mas nós vamos "financiar" utilizando consórcio e para tal adquirimos 2 cotas e precisamos contemplar as duas para poder iniciar a construçao. Uma delas está contemplada desde dezembro/ 2010 e a outra ainda estamos tentando... Na verdade acredito que poderiamos já ter contemplado as duas se nao tivessemos por teimosia insistido em lances baixos... Mas tal teimosia já nao estava em meu controle e eu nem queria ter que me irritar brigando ou me desgastando para convencer do contrário.
Se mesmo assim eu acho que vale a pena fazer por consórcio? Acho por enquanto que sim, vale bastante a pena, pelo menos em relaçao ao custo, pois se contemplarmos a segunda cota agora na assembleia de fevereiro, pagaremos apartir daqui cerca de R$ 1500,00 por mes, durante 7 anos (isso se nao anteciparmos alguns pagamentos durante esse tempo) e estaremos com a casa quitada. Gastamos sim mas que isso, devido as 3 primeiras parcelas que possuem a taxa de administraçao entao praticamente dobram o valor e tambem estamos usando nossos FGTS e complementando os lances, mas acredito que se colocarmos na ponta do lápis esses gastos e compararmos com um financiamento de 25 anos na CEF, pagaremos menos e estaremos "livres" em menos tempo...
Para ter certeza de tudo que escrevi ai em cima só quando começar a construir mesmo e espero começar a me preocupar com documentaçao e início de obra em breve para poder realmente voltar a toda com o blog cheia de assunto.

No momento estamos no aguardo realmente da esperada contemplaçao da 2º cota.

O que pega é o fato de no momento nao termos nossa casa, nosso cantinho, ja que em setembro entregamos o ap que alugavamos e fomos morar na minha sogra, fomos muito bem recebidos, nao posso me queixar, mas é complicado conviver com algumas coisas que nao estamos acostumados, que nao fazem parte de nossos habitos ou rotinas, digo isso em relaçao a mim, pois a "estranha" ali sou eu, nao é mesmo?

Tem tambem o fato de ter que abdicar de algumas coisas, como meu filho ter o quarto dele (agora ele dorme no nosso quarto), pra ele está ótimo já que só tem 3 anos e lógico que adora né? Mas eu sei que nao é o certo e vou ter bastante trabalho para readapta-lo em outro quarto... todas essas coisas juntas trouxeram problemas sim, atitudes, comportamentos que quase levaram a separaçao (nao é muito dificil estarmos em crise heheheh mas agora é tudo + complicado de verdade), entao agora em fevereiro saimos em férias e resolvemos aproveitar um pouco para espairecer enquanto esperamos que tudo de certo com o consórcio: passamos alguns dias em Floripa e Bombinhas nós 3 e viemos para Montevideo (eu e Zé) onde estou escrevendo agora, em uma viagem rápida para conhecer e fazer algo diferente.

Sabemos que precisamos economizar e poupar para a nossa construçao, mas nao estamos cometendo grandes gastos e realmente precisavamos disto!

Morro de saudades de escrever aqui e espero realmente em breve ter novidades boas e poder voltar a escrever com mais regularidade! Mas tenho acompanhado todas vocês e estou muito feliz pela evoluçao na obra de cada uma!

Beijos!